História

Prazer, sou Roberta Beatriz Costa de Vasconcelos.
Formada há 18 anos em Administração de Empresas (UFRRJ) e, há 3 anos, em Direito (UEMG – Frutal) e inscrita na OAB/SP 479.530 desde então. Possuo especialização em Planejamento Patrimonial e Sucessório e permaneço em constante aperfeiçoamento, sempre em busca de novos conhecimentos, especialmente no campo do Direito das Famílias e dos Direitos das Mulheres.
Antes dos títulos acadêmicos e profissionais, sou mulher, filha única, mãe solo, esposa e cuidadora da minha família e dos meus pais, que sempre me apoiaram. Em essência, sou uma mulher como tantas outras, que busca compreensão e respeito em sua trajetória.
O caminho até aqui não foi, nem está sendo fácil. O reconhecimento exige persistência, e muitas vezes o medo nos torna vulneráveis, tentando nos convencer de que não somos capazes. No entanto, basta um movimento de coragem para que a realidade ao nosso redor comece a se transformar.
É com essa certeza, que após uma longa caminhada, firmei meus passos entendendo que a minha missão profissional é oferecer soluções jurídicas e conciliatórias, especialmente voltadas para mulheres que, assim como eu, enfrentam desafios e buscam dignidade e justiça.
Como advogada, acredito que a atuação no campo dos direitos das mulheres e das famílias é essencial para transformar a sociedade. A desigualdade de gênero ainda é presente em todos os setores, e a advocacia oferece um espaço estratégico para combater essas injustiças. Minha missão é lutar por igualdade de direitos, oferecendo um olhar humanizado e atento às particularidades de cada mulher, considerando recortes de raça, classe e gênero.
Nesses 3 últimos anos venho desenvolvendo meu conhecimento e meu ativismo, participando de espaços de construção coletiva, como a OAB, contribuindo para ações da advocacia sempre que está ao alcance, por meio de palestras, estudos em grupos de pesquisa e coletivos.
Meu ponto de vista é que uma advocacia feita por mulheres e para mulheres, com olhar empático, especializado e estratégico, é capaz de enfrentar de forma concreta a violência contra a mulher e promover mudanças duradouras na sociedade.



